Como corrigir o erro de codec 0xc00d5212 no Windows
Você já encontrou uma mensagem de erro dizendo "Este item foi codificado em um formato não suportado" ao tentar reproduzir um arquivo de vídeo em seu computador com Windows? Se sim, então você não está sozinho. Muitos usuários do Windows relataram esse problema, também conhecido como erro de codec 0xc00d5212. Esse erro pode ser muito frustrante, especialmente quando você deseja curtir seus vídeos favoritos. Mas não se preocupe, existem maneiras de corrigir isso. Neste artigo, explicaremos o que é um codec, o que causa o erro do codec 0xc00d5212 e como corrigi-lo com vários métodos.
0xc00d5212 codec download
Download: https://urluss.com/2vSImq
O que é um codec e por que você precisa dele?
Um codec é um dispositivo ou software que codifica ou decodifica um fluxo de dados ou sinal. Codificação é o processo de converter um sinal ou dados em um formato diferente, como digital ou criptografado. A decodificação é o processo inverso de restaurar o sinal ou dados originais. Codec é um portmanteau de codificador/decodificador. Um termo relacionado é endec, que é um dispositivo que atua tanto como codificador quanto como decodificador. Endec é um portmanteau de codificador/decodificador.
Codecs são usados para diversas finalidades, como transmissão, armazenamento, compactação e proteção de sinais de áudio ou vídeo. Por exemplo, quando você grava um vídeo com sua câmera, ela usa um codec para compactar os dados do vídeo em um tamanho de arquivo menor. Quando você reproduz o vídeo em seu computador, ele usa outro codec para descompactar os dados do vídeo em um formato reproduzível.
Alguns codecs comuns são MP3, AAC, JPEG, MPEG e H.264. Esses codecs são amplamente utilizados para diferentes tipos de arquivos de áudio ou vídeo. No entanto, também existem muitos outros codecs que são menos comuns ou proprietários. Às vezes, seu reprodutor de mídia pode não ter o codec necessário para reproduzir um determinado arquivo de vídeo. Isso pode causar o erro de codec 0xc00d5212.
O que causa o erro de codec 0xc00d521 2 e como evitá-lo?
O erro de codec 0xc00d5212 ocorre quando o reprodutor de mídia não consegue reproduzir um arquivo de vídeo devido a um codec corrompido ou ausente. A mensagem de erro geralmente diz "Este item foi codificado em um formato não suportado" ou "O arquivo não pode ser reproduzido porque o codec de vídeo necessário não está instalado em seu computador". O código de erro 0xc00d5212 é um número hexadecimal que identifica o problema específico.
Algumas possíveis causas do erro são:
Formato de vídeo ou extensão de arquivo incompatível: alguns formatos de vídeo ou extensões de arquivo não são compatíveis com seu reprodutor de mídia ou sistema operacional Windows. Por exemplo, se você tentar reproduzir um arquivo .mkv com o Windows Media Player, poderá obter o erro porque o Windows Media Player não oferece suporte ao formato .mkv. Você precisa instalar um codec ou pacote de codecs que suporte o formato .mkv, como K-Lite Codec Pack ou VLC Media Player.
Driver do adaptador de vídeo desatualizado ou incompatível: o driver do adaptador de vídeo é o software que controla a placa gráfica e permite que ela se comunique com o sistema operacional e o reprodutor de mídia. Se o driver do adaptador de vídeo estiver desatualizado ou incompatível, pode causar o erro de codec 0xc00d5212. Você precisa atualizar o driver do adaptador de vídeo para a versão mais recente que corresponda à sua placa gráfica e sistema operacional.
Arquivo de vídeo corrompido ou danificado: Seu arquivo de vídeo pode estar corrompido ou danificado devido a vários motivos, como download incompleto, infecção por vírus, queda de energia, falha no disco ou edição incorreta. Um arquivo de vídeo corrompido ou danificado pode não ser reproduzido por nenhum reprodutor de mídia ou codec. Você precisa verificar e reparar seu arquivo de vídeo com uma ferramenta confiável, como Stellar Repair for Video ou Remo Repair AVI.
Registros de sistema ausentes ou incorretos: os registros do sistema são o banco de dados que armazena a configuração e as configurações do sistema operacional e dos aplicativos. Se os registros do seu sistema estiverem ausentes ou incorretos, eles podem afetar a funcionalidade do seu reprodutor de mídia e codec.Você precisa fazer backup e restaurar os registros do sistema com uma ferramenta confiável, como CCleaner ou Registry Repair.
Infecção por malware ou spyware: seu computador pode estar infectado por malware ou spyware que interfere em seu reprodutor de mídia e codec. Malware ou spyware também podem danificar seu arquivo de vídeo, driver do adaptador de vídeo ou registros do sistema. Você precisa instalar um software antivírus confiável e verificar se há malware ou spyware em seu computador, como Malwarebytes ou Spybot.
Para evitar o erro, você deve:
Verifique o formato do vídeo e a extensão do arquivo antes de reproduzi-lo: você pode verificar o formato do vídeo e a extensão do arquivo clicando com o botão direito do mouse no arquivo de vídeo e selecionando Propriedades. Em seguida, consulte as seções Tipo de arquivo e Detalhes. Você também pode usar uma ferramenta online, como MediaInfo ou FileFormat.Info, para verificar o formato do vídeo e a extensão do arquivo.
Atualize o driver do adaptador de vídeo regularmente: você pode atualizar o driver do adaptador de vídeo acessando o Gerenciador de dispositivos, expandindo Adaptadores de vídeo, clicando com o botão direito do mouse na placa gráfica e selecionando Atualizar driver. Então siga as instruções na tela. Você também pode usar uma ferramenta online, como Driver Easy ou Driver Booster, para atualizar o driver do adaptador de vídeo automaticamente.
Escaneie e repare seu arquivo de vídeo se estiver corrompido ou danificado: você pode digitalizar e reparar seu arquivo de vídeo usando uma ferramenta, como Stellar Repair for Video ou Remo Repair AVI. Essas ferramentas podem corrigir vários problemas com seu arquivo de vídeo, como sincronização de áudio e vídeo, pixelização, congelamento, gagueira, tela preta, tela verde e muito mais.
Faça backup e restaure os registros do sistema se estiverem ausentes ou incorretos: você pode fazer backup e restaurar os registros do sistema usando uma ferramenta, como CCleaner ou Registry Repair. Essas ferramentas podem verificar e corrigir quaisquer erros nos registros do sistema, como entradas inválidas, referências ausentes, chaves duplicadas e muito mais.
Instale um software antivírus confiável e escaneie seu computador em busca de malware ou spyware: você pode instalar um software antivírus confiável e verificar se há malware ou spyware em seu computador usando uma ferramenta como Malwarebytes ou Spybot. Essas ferramentas podem detectar e remover qualquer programa malicioso que possa danificar seu computador e afetar seu reprodutor de mídia e codec.
Como corrigir o erro de codec 0xc00d5212 no Windows?
Existem vários métodos para corrigir o erro, dependendo da causa e gravidade do problema. Aqui estão alguns dos mais eficazes:
Método 1: Instalar o codec ou pacote de codecs ausente
Se o erro for causado por um codec ou pacote de codecs ausente, você pode tentar instalar o codec ou pacote de codecs compatível com o formato de vídeo ou extensão de arquivo que deseja reproduzir. Por exemplo, se quiser reproduzir um arquivo .mkv, você pode instalar o K-Lite Codec Pack ou o VLC Media Player, ambos compatíveis com o formato .mkv. Aqui estão as etapas para instalar o K-Lite Codec Pack:
Baixe o K-Lite Codec Pack de seu site oficial:
Execute o instalador e siga as instruções na tela. Você pode escolher a versão Basic, Standard, Full ou Mega dependendo de suas necessidades.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Se o erro persistir, tente outro codec ou pacote de codecs, como DivX, Xvid ou Media Player Classic.
Método 2: Abra o vídeo com outro reprodutor de mídia
Se o erro for causado por um reprodutor de mídia incompatível, você pode tentar abrir o vídeo com outro reprodutor de mídia compatível com o formato de vídeo ou extensão de arquivo que deseja reproduzir. Por exemplo, se quiser reproduzir um arquivo .mkv, você pode usar o VLC Media Player, que suporta o formato .mkv. Aqui estão as etapas para abrir o vídeo com o VLC Media Player:
Baixe o VLC Media Player de seu site oficial:
Instale e inicie o VLC Media Player no seu computador.
Clique em Mídia e selecione Abrir arquivo.
Navegue e selecione o arquivo de vídeo que deseja reproduzir e clique em Abrir.
Se o erro persistir, você pode tentar outro reprodutor de mídia, como KMPlayer, GOM Player ou PotPlayer.
Método 3: Atualize o driver do adaptador de vídeo no Gerenciador de dispositivos
Se o erro for causado por um driver de adaptador de vídeo desatualizado ou incompatível, tente atualizar o driver do adaptador de vídeo no Gerenciador de dispositivos. Aqui estão as etapas para atualizar o driver do adaptador de vídeo no Gerenciador de dispositivos:
Pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar.
Digite devmgmt.msc e clique em OK para abrir o Gerenciador de dispositivos.
Expanda Adaptadores de vídeo e clique com o botão direito do mouse em sua placa gráfica.
Selecione Atualizar driver e escolha Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
Aguarde o Windows procurar e instalar o driver mais recente para sua placa gráfica.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Se o Windows não conseguir encontrar um novo driver para sua placa de vídeo, tente baixá-lo e instalá-lo manualmente no site do fabricante. Método 4: Atualizar o sistema operacional Windows
Se o erro for causado por um sistema operacional Windows desatualizado ou incompatível, você pode tentar atualizar o sistema operacional Windows para a versão mais recente compatível com o formato de vídeo ou extensão de arquivo que deseja reproduzir. Aqui estão as etapas para atualizar o sistema operacional Windows:
Pressione as teclas Windows + I no teclado para abrir o aplicativo Configurações.
Clique em Atualização e segurança e selecione Windows Update.
Clique em Verificar atualizações e aguarde o Windows baixar e instalar as atualizações disponíveis.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Se não houver atualizações disponíveis, você pode tentar atualizar seu sistema operacional Windows para uma versão mais recente, como Windows 10 ou Windows 11.
Método 5: Desinstalar vários drivers de áudio
Se o erro for causado por vários drivers de áudio conflitantes entre si, você pode tentar desinstalar os drivers de áudio desnecessários e manter apenas um que funcione com seu reprodutor de mídia e codec.Aqui estão as etapas para desinstalar vários drivers de áudio:
Pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar.
Digite devmgmt.msc e clique em OK para abrir o Gerenciador de dispositivos.
Expanda Controladores de som, vídeo e jogos e clique com o botão direito do mouse em cada driver de áudio que deseja desinstalar.
Selecione Desinstalar dispositivo e confirme sua ação.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Se você acidentalmente desinstalar o driver de áudio errado, poderá reinstalá-lo clicando em Ação e selecionando Verificar alterações de hardware no Gerenciador de dispositivos.
Método 6: Converter o vídeo para outro formato de arquivo
Se o erro for causado por um formato de vídeo ou extensão de arquivo incompatível, você pode tentar converter o vídeo para outro formato de arquivo ou extensão de arquivo compatível com seu reprodutor de mídia e codec. Por exemplo, se quiser reproduzir um arquivo .mkv, você pode convertê-lo em um arquivo .mp4, que é mais amplamente suportado. Aqui estão as etapas para converter o vídeo para outro formato de arquivo:
Baixe um software conversor de vídeo, como Wondershare UniConverter ou Freemake Video Converter, de seus sites oficiais:
Instale e inicie o software conversor de vídeo em seu computador.
Adicione o arquivo de vídeo que deseja converter clicando em Adicionar Arquivos ou Arrastar e Soltar.
Selecione o formato de saída para o qual deseja converter o vídeo, como MP4, AVI, MOV, WMV, etc.
Clique em Converter ou Iniciar para iniciar o processo de conversão.
Aguarde a conclusão da conversão e salve o arquivo de vídeo convertido em seu computador.
Tente reproduzir o arquivo de vídeo convertido com seu reprodutor de mídia e codec.
Se o erro persistir, você pode tentar outro formato de saída ou outro software conversor de vídeo. Método 7: registros corretos do sistema
Se o erro for causado por registros de sistema ausentes ou incorretos, você pode tentar corrigir os registros de sistema relacionados ao seu reprodutor de mídia e codec.Aqui estão as etapas para corrigir os registros do sistema:
Pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar.
Digite regedit e clique em OK para abrir o Editor do Registro.
Navegue até a seguinte chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Audio.
Clique com o botão direito do mouse na chave Áudio e selecione Exportar.
Salve o arquivo de backup da chave de áudio em seu computador.
Clique duas vezes na chave Audio e procure por quaisquer subchaves ou valores que estejam ausentes ou incorretos.
Clique com o botão direito do mouse na subchave ou valor que deseja corrigir e selecione Modificar.
Insira os dados corretos no campo Dados do valor e clique em OK.
Repita as etapas 6 a 8 para quaisquer outras subchaves ou valores que deseja corrigir.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Se não tiver certeza sobre os dados corretos para as subchaves ou valores, você pode pesquisar online as configurações padrão da chave de áudio. Como alternativa, você pode usar uma ferramenta, como CCleaner ou Registry Repair, para verificar e corrigir automaticamente quaisquer erros nos registros do sistema.
Método 8: Execute a restauração do sistema
Se nenhum dos métodos acima funcionar, você pode tentar executar uma restauração do sistema para reverter o computador para um estado anterior em que o erro não ocorreu. Aqui estão as etapas para executar uma restauração do sistema:
Pressione as teclas Windows + S no teclado para abrir a caixa de pesquisa.
Digite criar um ponto de restauração e clique no resultado.
Clique em Restauração do sistema na janela Propriedades do sistema.
Clique em Avançar e selecione um ponto de restauração criado antes da ocorrência do erro.
Clique em Avançar e confirme sua escolha.
Aguarde o Windows restaurar seu computador para o ponto de restauração selecionado.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
Observe que a restauração do sistema não afetará seus arquivos pessoais, como documentos, fotos, vídeos etc. No entanto, removerá todos os programas, drivers ou atualizações que foram instalados após a criação do ponto de restauração. Você pode precisar reinstalá-los se precisar deles.
Conclusão
O erro de codec 0xc00d5212 é um problema comum que muitos usuários do Windows enfrentam quando tentam reproduzir um arquivo de vídeo codificado em um formato que não é compatível com o reprodutor de mídia ou codec. O erro pode ser causado por vários fatores, como formato de vídeo ou extensão de arquivo não suportado, driver de adaptador de vídeo desatualizado ou incompatível, arquivo de vídeo corrompido ou danificado, registros de sistema ausentes ou incorretos ou infecção por malware ou spyware. Para corrigir o erro, você pode tentar métodos diferentes, como instalar o codec ou pacote de codecs ausente, abrir o vídeo com outro reprodutor de mídia, atualizar o driver do adaptador de vídeo no Gerenciador de dispositivos, atualizar o sistema operacional Windows, desinstalar vários drivers de áudio, converter o vídeo em outro formato de arquivo, corrigir os registros do sistema ou executar a restauração do sistema. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender e resolver o erro do codec 0xc00d5212 no Windows. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas das perguntas frequentes sobre o erro do codec 0xc00d5212:
P: Qual é o melhor pacote de codecs para Windows?
R: Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois diferentes pacotes de codecs podem ter recursos e compatibilidade diferentes. No entanto, alguns dos pacotes de codecs mais populares e recomendados para Windows são K-Lite Codec Pack, VLC Media Player, DivX, Xvid e Media Player Classic. Você pode escolher um deles com base em suas preferências e necessidades.
P: Como sei qual codec preciso para um arquivo de vídeo?
R: Você pode saber qual codec precisa para um arquivo de vídeo verificando o formato do vídeo e a extensão do arquivo. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no arquivo de vídeo e selecionando Propriedades. Em seguida, consulte as seções Tipo de arquivo e Detalhes. Você também pode usar uma ferramenta online, como MediaInfo ou FileFormat.Info, para verificar o formato do vídeo e a extensão do arquivo.Depois de conhecer o formato de vídeo e a extensão do arquivo, você pode pesquisar online o codec que o suporta.
P: Como corrijo um arquivo de vídeo corrompido ou danificado?R: Você pode corrigir um arquivo de vídeo corrompido ou danificado usando uma ferramenta, como Stellar Repair for Video ou Remo Repair AVI. Essas ferramentas podem corrigir vários problemas com seu arquivo de vídeo, como sincronização de áudio e vídeo, pixelização, congelamento, gagueira, tela preta, tela verde e muito mais. Aqui estão as etapas para corrigir um arquivo de vídeo corrompido ou danificado com o Stellar Repair for Video:
Faça o download do Stellar Repair for Video em seu site oficial:
Instale e inicie o Stellar Repair for Video no seu computador.
Clique em Adicionar arquivo e selecione o arquivo de vídeo que deseja corrigir.
Clique em Reparar e aguarde a ferramenta verificar e reparar seu arquivo de vídeo.
Visualize o arquivo de vídeo reparado e salve-o no seu computador.
Se a ferramenta não conseguir consertar seu arquivo de vídeo, você pode tentar outra ferramenta, como Remo Repair AVI.
P: Como faço backup e restauro os registros do meu sistema?
R: Você pode fazer backup e restaurar os registros do sistema usando uma ferramenta, como CCleaner ou Registry Repair. Essas ferramentas podem fazer backup e restaurar os registros do sistema com apenas alguns cliques. Aqui estão as etapas para fazer backup e restaurar os registros do sistema com o CCleaner:
Baixe o CCleaner de seu site oficial:
Instale e inicie o CCleaner no seu computador.
Clique em Registro e selecione Verificar se há problemas.
Clique em Corrigir problemas selecionados e escolha Sim para fazer backup dos registros do sistema.
Salve o arquivo de backup dos registros do sistema em seu computador.
Clique em Corrigir todos os problemas selecionados e escolha Fechar para restaurar os registros do sistema.
Se você deseja restaurar os registros do sistema de um backup anterior, clique em Arquivo e selecione Carregar de e selecione o arquivo de backup que deseja restaurar.
P: Como executo uma restauração do sistema?
R: Você pode executar uma restauração do sistema seguindo estas etapas:
Pressione as teclas Windows + S no teclado para abrir a caixa de pesquisa.
Digite criar um ponto de restauração e clique no resultado.
Clique em Restauração do sistema na janela Propriedades do sistema.
Clique em Avançar e selecione um ponto de restauração criado antes da ocorrência do erro.
Clique em Avançar e confirme sua escolha.
Aguarde o Windows restaurar seu computador para o ponto de restauração selecionado.
Reinicie o computador e tente reproduzir o arquivo de vídeo novamente.
0517a86e26
Comentários